Tema do mês: A Torre Negra | 24 de Agosto nos cinemas

6 de abril de 2016

Em Chamas

   Título: Em Chamas
   Título original: Catching Fire
   Autora: Suzanne Collins
   Gênero: Ficção científica/Distopia, Juvenil
   ISBN: 9788579800641
   Páginas: 413
   Ano: 2011
   Tradutor: Alexandre D'elia
   Editora: Rocco


Sinopse: Depois de ganhar os Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Os jogos completam 75 anos, momento de se realizar o terceiro Massacre Quaternário, uma edição da luta na arena com regras ainda mais duras que acontece a cada 25 anos. Katniss e Peeta, então, se veem diante de situação totalmente inesperada e, dessa vez, além de lutar por suas próprias vidas, terão que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem.

RESENHA
"Matar ou morrer. Não há escolha. Na arena, o mais capaz vence. Os Jogos Vorazes continuam!"
O segundo livro da trilogia Jogos Vorazes, 'Em Chamas', faz tanto sucesso e é tão bom quanto o primeiro livro, se não melhor em ambos os aspectos.
Após o final surpreendente da 74ª edição dos Jogos Vorazes, Katniss tem que enfrentar um problema bem preocupante. Além de ter que superar as mortes e os momentos de tensão passados por ela na arena, ela tem agora que lhe dar com o presidente da Capital, o Presidente Snow, que não gostou nem um pouco da sua atuação no final dos jogos.
Snow é um velho um tanto quanto assustador. Não é que ele tenha uma aparência estranha ou algo do gênero. Ele é assustador pois consegue transmitir através de ameaças o quanto cruel ele pode ser. Katniss sente isso na pele, quando vê sua família e seus amigos sendo ameaçados por esse velho que não quer que ela sirva como exemplo de uma possível revolução, fazendo com que ela continue atuando como vitoriosa apaixonada.
Agora estamos no ano da 75ª edição dos Jogos Vorazes, que é o ano em que é "celebrado" a 3ª edição do Massacre Quartanário, que ocorre a cada 25 anos, a partir do ano em que ocorreu os primeiros jogos. O Massacre Quartanário nada mais é do que uma edição especial dos Jogos Vorazes onde as regras de seleção são diferentes, sendo escolhidas antes de sua ocorrência e variando de acordo com cada edição do evento.
Como uma forma de punir Katniss pela forma que ela encerrou a última edição dos jogos, Snow faz com que as regras do Massacre Quartanário seja que os participantes sejam vitoriosos de edições passadas, o que faz com que Katniss esteja de volta a arena, já que é a única garota vencedora do Distrito 12. Além dela, Peeta se voluntaria no lugar de seu instrutor que havia sido o sorteado, indo, novamente, para os jogos junto com Katniss. A diferença agora é que Katniss sabe que não poderá salvar ambos do seu Distrito, tendo que escolher entre ela ou Peeta.
Após encerrar 'Jogos Vorazes' e começar 'Em Chamas', você pode ficar com medo do segundo livro da saga não ser tão bom quanto o primeiro ou pensar que por ocorrer uma nova edição dos jogos ele possa ser repetitivo, mas isso está longe de acontecer.
'Em Chamas' consegue ser surpreendente em diversos aspectos. Com o Massacre Quartanário, você consegue ver como a primeira vez em que Katniss e Peeta estiveram na arena dos jogos os mudaram para sempre. Além disso, você consegue conhecer um pouco mais sobre a poderosa Capital e seu estilo de vida. Além de conhecer personagem novos que, assim como Katniss e Peeta, sofreram mudanças drásticas ao passarem pelos jogos.
O livro permite que você entenda que, muitas vezes, as pessoas pelas quais você julga as atitudes, agem dessa forma por um motivo específico, seja ele a criação, quando tomamos como exemplo as pessoas na capital ou por terem passado por coisas inimagináveis, como os novos personagens que também participarão do Massacre Quartanário.
Mais uma vez, a Editora Rocco fez um trabalho incrível. Erro nenhum foi encontrado. Eu gostaria de comentar mais uma vez sobre a capa do livro. Ao seguir o mesmo estilo da primeira, fazendo as alterações nas cores e no tordo, a capa do livro consegue ser tão incrível quanto o primeiro livro.
Assim como no primeiro livro, o filme 'Em Chamas' possui uma adaptação fiel, na medida do possível. O filme consegue ser tão envolvente quanto o livro, prendendo sua atenção do começo ao fim. Se você leu 'Jogos Vorazes' e o achou no mínimo interessante, você tem que ler o segundo livro da saga.

AVALIAÇÃO:



LAYOUT CRIADO E DESENVOLVIDO POR KEVIN SILVA
© 2015 - 2017 Strapoiler - Todos os direitos reservados.