Tema do mês: A Torre Negra | 24 de Agosto nos cinemas

17 de março de 2016

A Cabana

Resultado de imagem para a cabana


  Título: A Cabana
   Título original: The Shack
   Autora: William P. Young
   Gênero: Ficção, Espiritualidade
   ISBN: 9788599296363
   Páginas: 240
   Ano: 2008
   Tradutor: Alves Calado
   Editora: Arqueiro
   Sinopse: A filha mais nova de Mackenzie Allen Philip foi raptada durante as férias em família e há evidências de que ela foi brutalmente assassinada e abandonada numa cabana. Quatro anos mais tarde, Mack recebe uma nota suspeita, aparentemente vinda de Deus, convidando-o para voltar áquele cabana para passar o fim de semana. Ignorando alertas de que poderia ser uma cilada, ele segue numa tarde de inverno e volta a cenário de seu pior pesadelo. O que encontra lá muda sua vida para sempre. Num mundo em que religião parece tornar-se irrelevante, 'A Cabana' invoca a pergunta: 'Se Deus é tão poderoso e tão cheio de amor, por que não faz nada para amenizar a dor e o sofrimento do mundo?' As respostas encontradas por Mack surpreenderão você e, provavelmente, o transformarão tanto quanto ele.

RESENHA
'A Cabana', apesar de ter um grande teor religioso, não é um livro que fala, exatamente, sobre religião. O assunto abordado nele, na realidade, é relação das pessoas com Deus. Quando digo "Deus" me refiro não necessariamente ao Deus de uma determinada religião, mas sim a um ser superior, independente da sua crença.
O livro retrata a história de Mackenzie Allen Philip. Um homem casado, com 4 filhos que cresceu tendo problemas com seu pai, tendo que se tornar independente ainda cedo. Mack, como é chamado no livro, vivia sua vida normalmente, até que uma tragédia marca para sempre a sua família. A filha de Mack e Nan, sua esposa, é sequestrada por um serial killer e seu corpo nunca mais é encontrado.
Como já era de se esperar, essa acontecimento marca a vida de todos na família. Os filhos de Mack não conseguem esquecer o que aconteceu com a irmãzinha deles, da mesma forma que Mack e Nan também não. O casal segue com a vida deles, mas esse fato fica marcado em Mack. Ele passa a viver em uma "Grande Tristeza", como ele mesmo batizou esse seu novo estado de espírito. Além disso, Mackenzie passa a questionar a si mesmo e também a Deus o porquê que esse fato tinha que acontecer com a família dele.
Um dia, Mack encontra um convite para se encontrar com alguém no mesmo lugar onde encontraram as últimas pistas sobre o paradeiro de sua filha. O estranho é que o bilhete que continha o convite foi assinado por Deus. A partir daí, o livro nos mostra diversas reflexões não só sobre o ser superior, mas também sobre nós, seres humanos.
Como o próprio livro diz, ele não se trata exatamente sobre religião e sim sobre as nossas crenças em relação a um ser superior. Independente da sua religião o livro te faz questionar sobre quais os seus pensamentos em relação ao/aos ser/seres superior/superiores que você acredita e também te faz questionar sobre o que você espera desse/desses ser/seres.
Mas se você pensa que ele te faz pensar apenas sobre a espiritualidade e/ou religião, você está enganado. O livro também te trás reflexões sobre nós, seres humanos, e a forma que nós vivemos. Ele nos faz ver que somos pessoas repletas de pré-conceitos e que, muitos deles, estão presentes em nós sem ao menos notarmos. Algum fazem parte da nossa essência.
Em relação a edição, a editora Arqueiro fez um bom trabalho. O livro foi muito bem impresso e não é possível notar erros. Pessoalmente, achei a capa do livro muito bonita, acredito que ela expressa o que encontramos na narrativa.
O livro 'A Cabana' é um livro cheio de filosofias. Você pode não concordar com tudo o que ler, mas ele irá, no mínimo, te fazer pensar sobre os temas presentes nele. A leitura desse livro é bem linear, ou seja, durante a leitura você não encontra muitos altos e baixos. Vale lembrar que no próximo ano, 2017, será lançado um filme baseado nesse livro que terá o mesmo nome.

AVALIAÇÃO:
(NOTA MÁXIMA: 5 Estrelas)
LAYOUT CRIADO E DESENVOLVIDO POR KEVIN SILVA
© 2015 - 2017 Strapoiler - Todos os direitos reservados.